Aos 41 anos, casada e mãe, a enfermeira Ana Karla Pires Santos topou um desafio para o próximo ano: começar a participar de campeonatos de fisiculturismo. A wellness, categoria escolhida por ela, valoriza a beleza e as formas femininas. Ana Karla tem 1,69 metro e 70 quilos.
Contar um pouco da minha rotina e do grande sonho que será realizado.
O sonho de participar de campeonatos de fisiculturismo. Meu primeiro campeonato será ano que vem, estarei concorrendo na categoria wellness. Nessa categoria o corpo deve demonstrar trabalho muscular, baixo percentual de gordura e proporção física e tônus moderados. Outros itens importantes são bronzeamento, beleza( cabelo e maquiagem),desenvoltura no palco, sensualidade e carisma. É bastante feminina.
Os campeonatos geralmente não foca músculos aparentes, não precisa forçar poses, o foco é a feminilidade e a tonificação.
Eu sempre gostei de musculação, prático há uns 3 anos e com dedicação e foco tem apenas 8 meses.
A ideia em participar de campeonatos surgiu do meu personal Alex Gil, ele incentivou e acredita no meu desempenho e esforço, aposta no meu perfil e potencial para ganhar. Então, resolvi arriscar e desafiar meus limites para competir no estreantes do ano que vem.
É muito difícil conquistar um corpo para competições. Além de muito treino e dieta, é necessário um trabalho psicológico.
Dietas muito restritas e falta da vida social durante o período que antecede os campeonatos são difíceis, mas se trata de um desafio pessoal e não tenho dúvidas que será gratificante.
Eu venho passando por mudanças no meu corpo, Comecei a notar logo nos primeiros três meses de treino, passei dos 84 para os 70 quilos com muita disciplina e foco.
Consegui baixar o percentual de gordura de 26% para 11%. Quanto mais eu treinava mais meu corpo melhorava e, quando finalmente combinei meu treino com uma dieta especifica, a melhora foi surpreendente.
A minha rotina alimentar deixei de comer pão e evito açúcar. Passei a comer frutas somente na refeição da manhã, mais carne branca e pouco carboidrato. Todos meus alimentos são temperados com pouco ou nada de sal, sempre com sal do Himalaia. Comecei a tomar de três a quatro litros de água por dia. Muito chá de hibisco, cavalinha e sene.
Hoje eu treino musculação de cinco a seis vezes por semana. Prático exercícios aeróbicos em horários oposto a musculação de quatro a cinco vezes por semana geralmente na parte da manhã vou treinar, onde faço musculação, com treinamento funcional.
Meu treino dura de uma a duas horas por dia. Com provável reavaliação e mudança quando estiver mais próximo do período que anteceder o campeonato.
Em relação ao que costumo comer: De forma sagrada passei a comer a cada 3 horas.
– No café da manhã, opto por aveia com frutas e um omelete de claras de ovo.
– No lanche da manhã, castanhas com um iogurte de soja.
– No almoço, peito de frango com arroz integral OU batata doce e salada verde à vontade
– No lanche da tarde, repito o meu almoço.
– Após meu treino, tomo um shake de whey protein.
– No jantar, opto por frango ou peixe com salada.
– E quando preciso muito de um doce como gelatina ou pudim zero.
Sempre evito: Frituras, álcool e doces. Faço suplementação com: BCAA e whey protein não faltam na minha rotina. Também tomo vitamina C e multivitamínico. instagram @kaupires